segunda-feira, 10 de maio de 2010

TRABALHO: 1.º ANO DO ENSINO MÉDIO:LEITURA DA OBRA: DOM QUIXOTE, MIGUEL DE CERVANTES SAAVEDRA. PORTO ALEGRE: L&PM, 2009.

LEIA O LIVRO E PESQUISE AS PERGUNTAS QUE VOCÊ DESCONHECER.

1. ENTRE O PASSADO E O PRESENTE:
 Você conhece a história da Colonização da América? Ouviu falar das minas de prata de Potosí e das riquezas que os espanhóis encontraram aqui no continente?
 Você conhece a história da Inquisição, uma organização da Igreja Católica que impedia muitas novidades de aparecerem?
 Dentro da história contada por Cervantes você identifica a força da nobreza e da Igreja? Que opinião você tem sobre essa força? Por que ela continuava a existir?

2. A VERDADE E A FANTASIA:
 Quais outros momentos você lembra dessa confusão entre verdade e loucura, ao longo do relato da história de Dom Quixote?
 Como se comportam as pessoas que interagem com Dom Quixote? Os amigos deveriam ter agido de maneira diferente alguma vez? Por quê?
 Como você considera o papel de Sancho, que o tempo todo o que é real e o que não é, mas mesmo assim aceita a loucura de seu patrão?

3. LOUCURA, OPINIÃO PÚBLICA, AMIZADE:
 Qual parte da história de dom Quixote lhe pareceu mais interessante? Por quê?
 Você se identificou com ele em alguma passagem do livro? Qual? Por quê? Ou se identificou com alguma personagem? Por quê?
 Você acha que existe gente como ele ainda hoje, capaz de lutar por um ideal, mesmo que esse ideal seja inatingível? Como é essa gente que luta por um ideal inalcançável? Justifique.

4. ESTRUTURA DA OBRA:
 Quem são as personagens? Descreva as características físicas e psicológicas.
 Qual é o tempo? O espaço? O narrador? E o foco narrativo? Descreva-os com passagens da leitura.
 Faça a verossimilhança, retratando e comparando com a linguagem empregada na obra.

5. TRANSFORMAR E RECONTAR:
 Após a leitura, transforme a história em HQ. Reconte-a com suas palavras. Não esqueça de colorir e levar o texto para a revisão antes de confeccionar o gibi.
Powered By Blogger

O Aluno (por ele mesmo)

O aluno não copia: compara resultados.O aluno não fala: troca opinões.O aluno não dorme: se concentra.O aluno não se distrai: examina as moscas.O aluno não falta na escola: é solicitado em outros lugares.O aluno não diz besteiras: desabafa.O aluno não masca chiclete: fortalece a mandíbula.O aluno não lê revistas na sala: se informa.O aluno não destrói o colégio: decora a escola segundo seu gosto.
(BRINCADEIRINHA!!!!!!!!)